terça-feira, 10 de setembro de 2013

O QUE É UM BOM PROFESSOR?- EXISTE RECEITA?


A busca para responder a esta definição me persegue desde o Curso Normal, onde eu ouvia sempre recomendações do tipo: "Vocês, professorandos precisam ser bons professores!". Mas o que vem a ser um bom professor? Será que podemos ter uma definição que contemple uma única definição para esta questão? Será que existe uma receita para ser um bom professor?
Chaves (2012, p.213) escreveu a poesia abaixo para aqueles que esperam uma receita:


Estude
Estude muito
Estude mais ainda
Todas as ‘gias’
Biologia
Psicologia
Metodologia
Epistemologia
Pedagogia

Pratique
Pratique muito
Pratique mais ainda
A experimentação
A observação
A demonstração
A reflexão
A confissão

Veja
Reveja
Treveja
Sua disposição
Inclinação
Vocação
Para essa profissão, e
Na certeza de ser essa sua melhor opção
Reúna os ingredientes
E comece a confecção
Misture os ingredientes
Altere suas proporções
Inclua outros e
Com eles
Crie
Invente
Experimente
Sua própria produção
Ah, uma última observação
Não esqueça!
Cada receita só serve uma única subjetivação


Referências:
CHAVES, S. N. . Receita de Bom Professor: Todo mundo tem a sua, eu também tenho a minha!. In: DALBEN, Ângela; DINIZ, Júlio; LEAL, Leiva; SANTOS, Lucíola. (Org.). Coleção Didática e Prática de Ensino: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. 1ªed.Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. , p. 200-216.

Nenhum comentário:

Postar um comentário